Município aprova o tarifário de água, saneamento e resíduos sólidos para 2025
A Câmara Municipal de Lagos aprovou ontem as tarifas dos serviços essenciais de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, a aplicar no corrente ano. Esta atualização de 2,1% acompanha a evolução do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, ou seja, a taxa de inflação, e está em linha com a recomendação feita pela entidade reguladora do setor.
No pedido de emissão de parecer à ERSAR, o município identificou as ações e investimentos que estão em curso para reduzir o nível de perdas reais no setor da água, tornando o sistema de distribuição em baixa cada vez mais eficiente. Encontram-se neste âmbito as quatro candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (representando um investimento total de cerca de 13 milhões de euros, dos quais 7 milhões são comparticipados pelo PRR), a instalação de 52 Zonas de Medição e Controlo (que permitirá monitorizar 62 km de rede) e a aprovação de uma candidatura para a reabilitação do reservatório RIII.
A par destas medidas de gestão, merecer recordar as isenções e reduções que permitem adequar o tarifário à situação socioeconómica dos utilizadores, designadamente a tarifa social, a tarifa familiar e a tarifa para os utilizadores não domésticos especiais, as quais irão manter-se em vigor.
O tarifário de 2025 produzirá efeitos a partir de 1 de abril.