Patinadores mais velozes do mundo estiveram em Lagos
Na 19.ª edição do Torneio Internacional Terras do Infante, que integrou também a segunda etapa da Taça da Europa de Patinagem de Velocidade, estiveram presentes 631 patinadores, oriundos de 27 países, um recorde desta iniciativa promovida pelo Roller Lagos Clube de Patinagem com o apoio do município de Lagos.
O nível estava elevado nesta competição, disputada em Portugal, na Pista da Escola Secundária Júlio Dantas e com um terceiro e último dia na emblemática Avenida dos Descobrimentos (100m e Maratona - 42Km), com patinadores participantes na Taça da Europa e mais de uma centena nos escalões de formação.
As provas decorreram num ritmo impressionante com grandes marcas/tempos, muito perto dos recordes da Pista sobretudo nos 1000m em Seniores masculinos e nos 10Km de Seniores femininos. No ranking final do Torneio Terras do Infante, o italiano Giuseppe Bramanti foi o vencedor na categoria de masculinos e Keily Delgado (COL) na de femininos, repetindo a vitória de 2023 e arrecadando os mil euros do prémio. Nos portugueses, em masculinos, o madeirense Marco Lira foi o 3.º classificado e, em femininos, a madeirense Jéssica Rodrigues, também ela do CDR Prazeres, ficou em 19.º.
Na categoria de Juniores, os vencedores foram, em masculinos, Arthur Lebeaupin (FRA), com o 3.º lugar para João Jesus (CDR Santanense) e, em femininos, vitória para Yicel Vasquez (COL, tetra campeã mundial junior), com a melhor portuguesa a ser Francisca Henriques (CS Marítimo) em 6.º lugar.
Assim, para os patinadores portugueses na Taça da Europa tivemos medalhas de Prata para Maria Dias e Filipe Loureiro, ambos do Roller Lagos Clube de Patinagem, Bronze para João Jesus, do CDR Santanense, e Martim Dias, também do Roller Lagos.
Nas provas de 100m, na Avenida dos Descobrimentos, tivemos duas emocionantes finais. Em masculinos, com os dois últimos campeões mundiais de 2023, Vicenzo Maiorca (ITA) e de 2022, Jhoan Guzman (ESP), além do alemão Tamino Ohme (GER). Com a Avenida repleta de público, Guzman foi o mais rápido com um tempo impressionante de 9,890 (nos apuramentos 9,867), secundado por Maiorca, também abaixo da barreira mítica dos 10 segundos, com 9,912 (9,984 apuramento), sendo que Ohme fez 10,034 (10,034). Nas mulheres, a vencedora foi Maelle Launé (FRA) com 10,876 (10,867 no apuramento), na segunda posição Haila Alvarez (CUB), com 10,959 (10,867 no apuramento), e, na terceira posição, Mathilde Pedronno (FRA), com 10,994 (10,972).
Na prova da Maratona masculina, com 125 participantes à partida, o espetáculo foi dado pelo lacobrigense Miguel Bravo (Mariani World Team), a repetir o triunfo de 2023, mas agora chegando isolado, após uma fuga muito madrugadora, logo na primeira de seis voltas a um percurso de 7 km, com mais três patinadores, Patxi Peula (ESP), Carlos Ropero (VEM) e Manuel Taibo (ESP), que ficou reduzida a três após a quebra de Taibo, por a meio da prova. Na última volta, Bravo, que foi sempre o que mais trabalhou na fuga, distanciou-se no início da íngreme subida, indo sempre a ganhar segundos, para terminar com 47’’ de vantagem sobre o venezuelano, Ropero e 51’’ de vantagem em relação ao espanhol, num tempo de 1h07,01.
Na Maratona feminina, com 76 patinadoras à partida, a vencedora improvável foi a velocista Luísa Gonzalez (ESP), após uma chegada em grupo com dezassete patinadoras, num sprint muito emocionante e disputado, com o tempo de 1h22,31 (doze patinadoras com o mesmo tempo, ao segundo).
Numa prova sem muitos ataques, com a equipa profissional que estará, no próximo fim de semana, no World Tour Marathon em Shangai (China), a tomar conta das operações, mas sem conseguir colocar uma das suas componentes no pódio, dezassete foram as resistentes em tão duro percurso, com Fran Vanhoutte (BEL) e Kelly Delgado (COL), com as segunda e terceira posições. As melhores portuguesas foram Andreia Canha em 18.º lugar, com 1h23,34, e Jéssica Rodrigues, junior, com 1h24,09.
Esta edição, com todos os seus envolvidos, resultou num grande evento com ganhos de experiência e resultados para os seus jovens patinadores, aguarda-se já o anúncio das datas da 20.ª edição desta tão prestigiado e elogiado torneio internacional.