Lagos prepara-se para receber o 10 de Junho
Programa comemorativo decorre em Lagos, de 1 a 10 de junho, com música, exposições, desfiles e os habituais momentos protocolares.
Lagos foi a cidade escolhida por Sua Excelência o Presidente da República como sede das Comemorações do 10 de Junho em 2025. A decisão, anunciada no passado mês de fevereiro, também confirmou a indicação de Lídia Jorge, distinta e reconhecida escritora algarvia, para presidir à Comissão Organizadora das comemorações.
Desde então, tudo tem estado a ser preparado para assegurar a dignidade das cerimónias oficiais e as atividades integradas no programa que se estende de 1 a 10 de junho, culminando no Feriado Nacional.
Para os cidadãos que aqui residem, assim como para os turistas em visita a esta cidade, o 10 de Junho constitui uma oportunidade única de assistir ao desfile das forças armadas, em terra e no mar, à exposição dos meios militares, ao virtuosismo dos músicos das bandas e orquestra militares dos três ramos das Forças Armadas (Banda da Força Aérea, Banda da Armada, Banda Sinfónica do Exército e Orquestra Ligeira do Exército), assim como de cariz civil (Orquestra do Algarve) e, ainda, à atuação da charanga a cavalo da GNR, a única no mundo que executa trechos musicais nos três andamentos, a passo, a trote e a galope.
Vão ser dez dias a celebrar a língua de Camões, as comunidades da diáspora, os órgãos de soberania, as instituições, os símbolos e a identidade de Portugal, a que o município de Lagos se associa, prestando o apoio logístico necessário e recebendo com orgulho as entidades intervenientes.
O programa já está disponível e pode ser consultado aqui.
Em breve serão, também, divulgadas informações úteis sobre os condicionalismos à circulação viária e estacionamento que decorrem da realização das atividades e cerimónias em espaço público exterior.