EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “A ARTE XÁVEGA DA MEIA PRAIA”, de Dina Salvador
Patente de 28 de outubro a 30 de dezembro | 10h00-18h00 (3.ª a sábado)
Local: Centro Cultural de Lagos – Salas de Exposições 2 e 3
Org.: CM Lagos
Entrada livre
Inauguração a 27 de outubro.
Esta exposição de fotografia surge no âmbito da defesa e valorização da Arte Xávega tradicional na Meia Praia. A nível nacional, e com uma certa regularidade, é em Lagos que esta arte apresenta como a única verdadeiramente genuína, por usar uma singular coordenação e força braçal em quase todo o processo. As artes similares que ainda operam, principalmente no norte do país, recorrem a maquinário, o que desvirtua a partilha, para além de fomentarem problemas ecológicos nefastos.
Num mundo onde a velocidade e o individualismo imperam, são raras as atividades comunitárias como esta, onde não cabe o preconceito nem qualquer tipo de distinção. Todos são bem-vindos – velhos e novos, nativos e forasteiros, experientes e participantes de primeira viagem, homens e mulheres, unidos no prazer de colaborar num enorme esforço coletivo, mesmo sem resultado certo. A experiência do Mestre Zé Bala, aliada à força e direção dos ventos e das correntes, ao sol e à fase da lua, ditará o resultado da pescaria e, por conseguinte, o quinhão entregue a cada um.
Esta herança cultural, com raízes em tempos longínquos, é parte integrante do património cultural imaterial da comunidade piscatória de Lagos. Devido a uma série de vicissitudes, principalmente externas, o seu futuro é incerto. Que a nossa geração saiba encontrar os meios para preservar e dar continuidade a esta técnica artesanal de pesca.
Nesta exposição retratam-se as dinâmicas interpessoais, em simultâneo com os procedimentos e cumplicidades do homem com a natureza. Resultará num contributo etnográfico para a integração desta arte no inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.