APRESENTAÇÃO DO LIVRO “UM JUDEU PORTUGUÊS EM ISTAMBUL” DE PEDRO CANTINHO PEREIRA
29 de outubro | 16h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 90m
Class. Etária: M12
Participação gratuita, mas sujeita ao limite da lotação da sala. Inscrições previas através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Este livro conta a história de vida romanceada de Jacques Joseph Abravanel, judeu sefardita português, nascido em Salónica em 1906 e falecido em Istambul em 1993, onde foi cônsul honorário de Portugal, desde 1934 até à sua morte. Através da história de Jacques Joseph Abravanel, presumível descendente do grande teólogo, financeiro e estadista D. Isaac Abravanel, emergiram várias questões, tais como: a história dos judeus sefarditas no seio do Império Otomano, a ligação a Portugal, a importância da Turquia na fuga dos refugiados judeus durante a Segunda Guerra Mundial, a tentativa de extermínio do povo judeu na Europa, os remanescentes judeus no pós-guerra, o Processo Eichmann, a relação com Israel, a questão dos dilemas éticos, assim como o papel do homem face aos desafios da história e da existência.
BIOGRAFIA:
Pedro Cantinho Pereira nasceu em Lisboa, em 1955. Partiu para França, em setembro de 1975, onde exerceu as funções de professor de português e estudou na Universidade de Estrasburgo, tendo obtido o grau de mestre em História da Integração Europeia, pelo Instituto dos Altos Estudos Europeus. Entre 1989 e 1993 trabalhou na Coordenação-Geral do Ensino de Português em França, junto da Embaixada de Portugal em Paris. Regressou a Portugal em setembro de 1993, para exercer as funções de professor do ensino secundário, no Algarve. Em 2002, doutorou-se em História pela Universidade de Paris 1 (Panthéon - Sorbonne), com equivalência concedida pelo ISCTE, tendo iniciado então a sua carreira de professor universitário. Atualmente, exerce as funções de docente e de diretor da Biblioteca no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão). Autor de livros e artigos na sua área de especialidade, nomeadamente: Portugal e o Início da Construção Europeia, 1947-1953 e A Sombra da Guerra. A História de Paul Freudlinch / Un «Malgré Nous» dans l’engrenage nazi. Les sacrifiés de l’Histoire [tradução adaptada]. Está a terminar um livro intitulado De Budapeste a Eretz Yisrael (1944 – 1948).
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.