CLUBE DE LEITURA DE LAGOS: AS VOZES DELAS – 11 LIVROS, 11 MULHERES, com João Ricardo Pedro e Joana Bértholo
14 de outubro| 18h00 (próxima sessão 12/11)
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 90m
Class. etária: M18
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 25 inscrições prévias obrigatórias através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Passado um século sobre a publicação de Mrs Dalloway, ainda terá sentido falar de escrita feminina? Ou mesmo de escrita no feminino? Que pontos de contacto poderemos detetar entre universos literários aparentemente tão distantes como os de Virginia Woolf e Joana Bértholo, Hélia Correia e Lucia Berlin?
Livro em análise/leitura: A História de Roma, de Joana Bértholo
Duas pessoas que foram outrora um casal encontram-se passados dez anos de se separarem. Ela, lisboeta, condu-lo a ele, o estrangeiro, por diferentes percursos na sua cidade, enquanto desnovelam memórias. Na tentativa de estabelecer um passado comum, raros são os trajetos que coincidem. Resta-lhes os nomes de certas ruas, de certas cidades — Buenos Aires, Berlim, Marselha, Beirute — que se tornam topografias íntimas, que não poderão mais ser visitadas, como o nome da filha que nunca tiveram.
BIOGRAFIAS:
João Ricardo Pedro nasceu em 1973, na Reboleira. É licenciado em Engenharia Electrotécnica. Em 2011 ganhou o Prémio Leya, com o romance "O Teu Rosto Será o Último". Em 2016 publicou o romance "Um Postal de Detroit", que venceu o Prémio Livro do Ano da revista TimeOut. Participou na coletânea "Contos Capitais", em 2013. Os seus livros encontram-se traduzidos para espanhol, francês, italiano, alemão, grego e neerlandês. Vive em Lisboa.
Joana Bértholo é escritora e dramaturga e nasceu em Lisboa, em 1982. Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e Doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Publicou na Editorial Caminho vários romances, livros de contos e literatura infantil. «Ecologia», o seu último romance, foi semifinalista do Prémio Oceanos 2019, finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, finalista do Grande Prémio de Literatura DST e nomeado para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa 2019. O «Museu do Pensamento» recebeu o prémio de melhor livro infantojuvenil da Sociedade Portuguesa de Autores 2018 e do Prémio Literário de Fátima na mesma categoria. Recebeu diversos outros prémios: Prémio Jovens Criadores 2005; Menção Honrosa no Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (1998); Melhor Argumento para BD (SOSracismo e editora Baleiazul, 1999); Prémio Escrevendo a Partir da Pintura (Fundação Calouste Gulbenkian, 2000); Melhor Ensaio O Movimento Olímpico (Comité Olímpico Português, 2000); Prémio Jovens Criadores – Literatura (Clube Português de Artes e Ideias, 2005); Menção Honrosa no Prémio UP-Utopia (Universidade de Letras do Porto, 2005); 1.º lugar no Concurso Literário Persona (2006). E finalmente o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho (CMLoures, 2009) para o seu primeiro romance «Diálogos para o Fim do Mundo» (editorial Caminho, 2010).
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.