DIA DO PESCADOR “MARÉ ALTA”, com Sónia Pereira e Carlos Boita (Experiment’arte)
31 de maio | 21h30
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 60m
Class. etária: M16
Participação gratuita, mas sujeita ao limite da lotação da sala. Inscrições previas através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
MARÉ ALTA apresenta-se no ano da comemoração centenária da primeira edição de Os Pescadores de Raúl Brandão, sobretudo, como um espetáculo multidisciplinar (de Literatura, Música, Imagem e Movimento) de homenagem ao mar, à sua beleza, ao fascínio que sempre exerceu sobre o Homem e o inspirou, às comunidades piscatórias e seus mitos e rituais, sem menosprezar, todavia, os perigos e episódios, por vezes trágicos e duros, que ele também encerra. Embarcamos, assim, numa viagem plurissecular pela literatura autoral e tradicional (com especial destaque para os séculos XX e XXI) encorpada pela linguagem musical do piano que, ora acentua, ora complementa, ora se recolhe como pano de fundo e/ou cenário, sobre o Verbo. O público é convidado a recriar o imaginário marítimo do espetáculo, participando ativamente através da convocação para o jogo polifónico da narrativa oral e para o ludismo físico coletivo presente nos rituais associados ao mar.
BIOGRAFIAS:
Sónia Pereira publicou no primeiro número da revista “Oficina de Poesia”, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1998. É licenciada em L.L.M., var. de Estudos Portugueses pela Univ. de Coimbra. Concluiu o 1º ano da Pós-graduação em Ciências Documentais e a Pós-Graduação em Promoção e Mediação de Leitura. Na área das Bibliotecas, colabora com reconhecidas figuras da literatura e cultura portuguesas em recitais e tertúlias (Eunice Muñoz, João Grosso, José Fanha, Nuno Júdice, Tozé Martinho, Filipa Melo, Ângela Pinto, Diogo Dória, Carlos Paulo, Luís Zagallo, Delfina Cruz, Patrícia Amaral, Afonso Dias e Carla Moreira). Participou no cd “Gata”, da Kimahera, com poesia dita. Foi co-fundadora do grupo de promoção e mediação interdisciplinares de leitura “Experiment’arte”, destacando-se os projetos “Letras ao Sul”, “Na senda das pedras falantes” (ambos coordenados pela Dir. Reg. de Cultura do Algarve), a participação no espetáculo “O Sul de José Afonso” com os músicos João Afonso, Luís Galrito e o Barco do Diabo (2017) e o lançamento do cd “Poesia 21: 21 poemas sobre o século XXI” (2018). Recentemente dinamizou o percurso literário “Olhão Encantado(r)”, o projeto eco-literário “A vida secreta das árvores e do mar”na Biblioteca Municipal de Albufeira e estreou o espetáculo multidisciplinar Maré na Gare Marítima de Alcântara, por ocasião do 80.º aniversário da Mútua dos Pescadores, com João Espada na videografia (Imagens e Vídeo), Celina da Piedade (na Composição, acordeão, canto e etnomusicologia), Abílio Caseiro (músico multi-instrumentista de cordofones tradicionais e guitarra), Quiné Teles (percussão e voz), Sara Vidal (voz, harpa celta e adufe), Zé Francisco (voz e guitarra).
Carlos Boita nasceu em 1984 e com 5 anos de idade disse à mãe que queria ser “musiqueiro” quando fosse grande. Teve formação em teclado e piano dos 10 aos 17 anos de idade. Desde 2005 que participa em projetos ligados ao teatro e à música, colaborando como ator e pianista no grupo de teatro Gambuzinos, na Benedita, no grupo GATUE, em Évora, e no grupo TEAS13, em São Brás de Alportel. Em 2015 faz um curso de harmonia de jazz dirigido por Zé Eduardo e é este que lhe desperta a paixão pelo jazz. Em 2016 integra o combo “Até Jazz”, dirigido por Zé Eduardo. Hoje continua a sua aprendizagem no grupo “JazzUalg”, dirigido por Miguel Martins e participa no projeto “Piajon”, um projeto de música folk/jazz que ajudou a criar em 2016.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.