TRIBUTO A CHICO BUARQUE “QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ”
24 de abril | 21h30
Local: Centro Cultural de Lagos - Auditório Duval Pestana
Org.: CM Lagos
Duração: 90m
Class. etária: M6
Bilhete: 8 € (aplicam-se os habituais descontos)
Um espetáculo singular de homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira, Chico Buarque. “Quem te viu, quem te vê” é nome de uma canção de Chico e batiza o projeto que combina artes plásticas e música para celebrar esse génio vivo da música brasileira. A tour irá percorrer mais de 25 cidades portuguesas até abril de 2023, com apresentações nos principais teatros das localidades visitadas. O grande diferencial é o espetáculo ser acompanhado pela exposição de caricaturas feitas em homenagem a Chico Buarque, selecionadas em concurso nacional inédito que premiou dezenas de desenhos de humor do cantor e compositor.
Os artistas Thais Motta e Marcus Lima apresentam um repertório dedicado à obra inigualável de Chico. Ambos vão passear pelos muitos sucessos de Chico ao longo da apresentação. O repertório inclui "Noite dos mascarados", "Cálice", "O que será", "Gota d'água", "Olhos nos olhos", "Todo Sentimento" e muitos outros hits marcantes da música brasileira.
O espetáculo conta com arranjos e direção musical do premiado maestro e pianista Cristóvão Bastos. Cristóvão possui parcerias com compositores consagrados como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Abel Silva, além do próprio Chico Buarque. A direção artística é de João Carino, que já assinou a produção de dezenas de shows e álbuns musicais, incluindo um projeto do próprio homenageado, o CD "Chico Buarque de Mangueira" (1997 pela BMG Brasil) e o roteiro e conceção são de João Carino e Marcos Gomes. A formação conta também com João Lyra no violão, Dudu Oliveira nos sopros, Bororó no baixo e Thadeuzinho na bateria e percussões, todos músicos com carreira consolidada na história da música popular brasileira Chico Buarque também é muito reconhecido além-mar pelas suas obras musicais e literárias e em Portugal, em particular. Recentemente foi agraciado com o Prémio Camões de Literatura. Homenagear Chico Buarque neste momento é referenciar a democracia.
Uma realização do IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira, em parceria com a Muriqui Cultural, a Nosso Olhar e a Prefeitura de Niterói.
BIOGRAFIAS:
Marcus Lima, ao longo de 23 anos de carreira, apresentou-se em quatro tours pela Europa. Lançou quatro CDs e compôs canções para o cinema. "Para qualquer intérprete brasileiro, cantar Chico Buarque é um presente! Eu o considero um dos cinco maiores de todos os tempos da música brasileira. Compositor completo, letrista fantástico, melodista especialíssimo", afirma Marcus emocionado.
Thais Motta é dona de um estilo consistente e maleável que já a levou a gravar com o grupo holandês Focus, a participar da Biennale de la Danse de Lyon (França), no festival “Montreux meets Brienz” na Suíça, e do Java Jazz Festival em Jacarta (Indonésia). É vista por importantes críticos musicais como uma das grandes intérpretes da obra de Chico Buarque.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.