DIZ QUE DISSE - OFICINA DE ORALIDADE EM REDOR DA POESIA, com Margarida Mestre
22 de abril | 10h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 3h
Class. etária: M18
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 25 inscrições prévias através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Esta ação de formação vem trazer uma experiência de oralidade, plena de experiências musicais e de fisicalidade subjacentes, a fruir pelos docentes, de forma a estarem suficientemente preparados para a partilharem com os seus alunos indo ao encontro de objetivos transversais ao currículo escolar nomeadamente a capacidade de expressar ideias e ainda de aplicar a sua criatividade no tratamento de matérias linguísticas, textuais e, se for opção, poéticas.
Destinatários: professores, educadores em geral, técnicos de bibliotecas e todos os interessados no tema.
Objetivos: Experimentar a consciência das potencialidades do corpo e da voz; Provocar dinâmicas em solo ou grupo de interpretação da poesia; Munir os participantes de ferramentas para a experiência oral do género literário; Orientar formatos de aplicação na sua prática.
Conteúdos: Preparar o corpo e a respiração para a prática; Enfrentar o espaço com a musicalidade das palavras; Escutar o indivíduo e o coro; Passar da folha de papel ao som; compor momentos de oralidade cheios de música e movimento.
BIOGRAFIA:
Margarida Mestre tem formação em Educadora de Infância, Sonoplastia, Dança Criativa (Fórum Dança) e Iniciação Musical (Fund. Calouste Gulbenkian). É orientadora de vários projetos entre Arte e Educação e dinamiza/conduz projetos na área da VOZ e CORO. Estudou voz em Nova Iorque, no Institute for The Living Voice e no Roy Hart International School, França. Autora de espetáculos de poesia para público adulto e infantil como “Tudo Gira”; “Poemas para bocas pequenas”, “Balada das vinte meninas friorentas” e o último “Marinho”. Formadora certificada nº F680094/2019. Formadora do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) do Ministério da Educação, na área da Música. Acreditada pela Universidade do Minho com o registo de creditação: CCPFC/RFO- 39862/19. Áreas Música, Dança e Teatro.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.