CHEGA DE SAUDADE. PORTUGAL HOJE. Richard Zimler e Alexandre Quintanilha conversam com Ana Daniela Soares
15 de abril | 15h30 (próxima sessão 10/06)
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Class. etária: M16
Participação gratuita, mas sujeita à lotação do espaço
“Chega de Saudade. Portugal Hoje” é uma proposta cultural da Biblioteca Municipal de Lagos que se prolongará até ao final de 2024. Serão reflexões sobre Portugal e os portugueses, conduzidas pela jornalista Ana Daniela Soares, em entrevistas informais a escritores, artistas, cientistas e livres-pensadores. O que pretendemos é convocar momentos onde possam fluir pensamentos críticos, livres e independentes, sobre este “nós” que somos: um povo cheio de “muito” passado que tem imperiosa necessidade de projetar o seu futuro através dos crescentes desafios do presente.
Próximas datas: 10 de junho, 30 de setembro e 25 de novembro.
BIOGRAFIAS:
RICHARD ZIMLER nasceu em 1956, em Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Em 2017, a Câmara do Porto atribuiu-lhe a Medalha de Honra da Cidade. Nos últimos 24 anos, publicou 13 romances, uma coletânea de contos e sete livros infantis, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países (Portugal, Brasil, EUA, Inglaterra, Itália, etc...). A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas. Já foi galardoado com prémios literários em vários países, incluindo os EUA, Portugal, França e Inglaterra, e já discursou sobre a sua escrita e a cultura judaica em mais de 150 centros culturais, bibliotecas e museus em vários países e também em mais de 350 escolas portugueses. Tem dupla nacionalidade, americana e portuguesa. O seu mais recente romance em Portugal é “A Aldeia das Almas Desaparecidas (Porto Editora), e o seu mais recente livro para crianças é “A Cegonha Sem Vergonha”. Pode encontra-lo no site: www.zimler.com
ALEXANDRE TIEDTKE QUINTANILHA nasceu e completou o liceu em Lourenço Marques (Maputo) Moçambique. Doutorou-se em física teórica na Witwatersrand University, Johannesburg, em 1972. Passou as duas décadas seguintes na University of California, Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory como professor de fisiologia celular e biofísica e diretor do Center for Environmental Studies. Veio para o Porto no início dos anos 90 como professor de biofísica no ICBAS-UPorto. Fundou e foi até 2010, diretor do IBMC. Dirigiu o Laboratório Associado IBMC-INEB e presidiu ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que para além destes dois institutos, integrou também o IPATIMUP. É membro de várias academias internacionais e presidiu a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia (Marie Curie, ELSA, membro do EURAB e do STAC) e de outras organizações internacionais de investigação. Atualmente é presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), do Conselho de Escola da Escola Nacional de Saúde Pública e do Conselho Consultivo da Hospital Magalhães de Lemos. Hoje, como parlamentar, espera contribuir para uma política baseada no conhecimento. Tem uma vasta obra publicada de artigos e livros científicos. Os seus interesses atuais são nas áreas do stress biológico, perceção do risco, divulgação do conhecimento e políticas de ciência.
ANA DANIELA SOARES nasceu em Aveiro. É licenciada em Enfermagem e em Ciências da Comunicação. Jornalista, é autora e coordenadora de programas de divulgação literária como “Todas as Palavras” (RTP3) e “À Volta dos Livros” (Antena 1). Autora do livro “Cobras, lagartos e baratas. Os melhores amigos do homem?”, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre animais de estimação exóticos e tráfico de vida selvagem. Colaboradora do “Diário de Notícias”, onde publica reportagens sobre biodiversidade.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.