HORA DO CONTO “MARIA MULATA, A BONECA DE PANO” - Narração, canto, kalimba e percussão de Estefânia Surreira
1 de abril | 10h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 45m
Class. etária: M6 (famílias)
Participação gratuita, mas sujeita à lotação do espaço
Evento integrado nas comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil.
Maria Mulata é uma boneca mágica, capaz de nos envolver com o seu brilho intenso e levar-nos, numa viagem insólita, até ao nosso país interior, aquele que é o mais longínquo e misterioso de todos, o mais difícil de encontrar. A imaginação tem enormes asas de condor, onde caberemos nós, Maria Mulata e Diwua, o dia e a noite, a lua e o sol, o vento e a chuva, as árvores e as estrelas, o céu e a terra. Em cada recanto deste livro mágico, transformado em palavras e imagens, encontraremos uma poesia sem fim. A música e o canto juntar-se-ão à poesia da palavra e todos serão convocados para momentos de verdadeira criação artística.
A sessão tem como objetivos estimular o gosto pela leitura e pelo livro ilustrado; adquirir vocabulário; estimular a fantasia e a criatividade; desenvolver o espírito crítico; trabalhar a atenção e a concentração; compreender a ligação entre o texto verbal e o texto icónico; ampliar o conhecimento do mundo; reforçar laços de solidariedade e amizade.
BIOGRAFIA:
Estefânia Surreira: “Criei o meu projeto de mediação de leitura em 2014 e dei-lhe o nome “As tartarugas também voam”, por ser o título de um dos filmes da minha vida e por acreditar que elas voam de verdade (quando nenhum ser humano está por perto, é claro). Fui aprendendo a ler histórias em voz alta e a narrá-las, descobrindo que elas se tornam reais, no momento mágico da partilha com o outro. Com aquele que escuta. Com aquele que se deixa emaranhar nos longos fios de palavras que vamos soltando dos livros, da nossa imaginação, da nossa voz, do nosso corpo. E também aprendi, neste trabalho de “liseuse” e narradora, a escutar os outros que, tal como eu, entregam a sua alma à palavra lida, à palavra dita. Neste caminho que é, acima de tudo, de escuta, descobri o poder maravilhoso das estórias e aprendi, com quem faz da narração o seu ofício, o seu modo de vida, que é possível resgatar contos, memórias e afetos e partilhá-los com quem sabe que as tartarugas, lá do outro lado da vida, também voam.”
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.