CLUBE DE LEITURA DE LAGOS: A VOLTA AO MUNDO EM 11 LIVROS, com Sandro William Junqueira
11 de fevereiro | 18h00 (próxima sessão 11/03)
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 90m
Class. etária: M18
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 20 inscrições prévias obrigatórias através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
O mundo é vasto. Os livros, infinitos. Através da leitura de autores de diferentes geografias podemos aumentar as fronteiras do nosso território humano e literário. Viajar sem sair do mesmo lugar. Abrir janelas na cabeça para uma melhor compreensão de nós, do outro, e deste lugar global que habitamos.
Livro em análise/leitura: A COR DO HIBISCO, de Chimamanda Ngozi Adichie
Os limites do mundo da jovem Kambili são definidos pelos muros da luxuosa propriedade da família e pelas regras de um pai repressivo. O dia-a-dia é regulado por horários: rezar, dormir, estudar e rezar ainda mais. A sua vida é privilegiada mas o ambiente familiar é tenso. O pai tem expectativas irreais para a mulher e os filhos, e pune-os severamente quando se mostram menos que perfeitos. Quando um golpe militar ameaça fazer desmoronar a Nigéria, o pai de Kambili envia-a, juntamente com o irmão, para casa da tia. É aí, nessa casa cheia de energia e riso, que ela descobre todo um novo mundo onde os livros não são proibidos, os aromas a caril e noz-moscada impregnam o ar, e a alegria dos primos ecoa. Esta visita vai despertá-la para a vida e para o amor e acabar de vez com o silêncio sufocante que a amordaçava. Mas a sua desobediência vai ter consequências inesperadas. Uma obra sobre liberdade, amor e ódio, e a linha ténue que separa a infância da idade adulta, que marcou a estreia de uma escritora extraordinária.
BIOGRAFIA:
Sandro William Junqueira nasceu em 1974. Publicou: O Caderno do Algoz - Caminho 2009; Um Piano para Cavalos Altos - Caminho e Leya Brasil, 2012; No Céu não há Limões - Caminho 2014; (Finalista do Grande Prémio do Romance e Novela da Sociedade Portuguesa de Autores 2015); A Cantora Deitada - Caminho 2015 (Nomeado Melhor Livro Infantil-Juvenil para o Prémio Autores 2016 - SPA); A Grande Viagem do Pequeno Mi – Caminho 2016; Quando as Girafas Baixam o Pescoço – Caminho 2017 (Nomeado Melhor Romance para o Prémio Autores 2018 - SPA); As Palavras que Fugiram do Dicionário – Caminho 2018 (Vencedor do Melhor Livro Infantil-Juvenil para o Prémio Autores 2018 - SPA); A Sangrada Família – Caminho 2021. Autor das peças de teatro “Os Anjos Tossem Assim”, “Medronho”, “O Presente de César” e “Shot to Nothing”. Tem textos traduzidos para Inglês, Alemão, Búlgaro e Neerlandês. É atualmente o coordenador dos projetos PANOS – palcos novos palavras novas no Teatro Nacional D. Maria II.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito nos parques da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) e Anel Verde para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção dos parques, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.