20.º KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ
9 a 11 de fevereiro | 21h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos / Goethe-Institut Portugal
Class. etária: M12
Participação gratuita, mas sujeita ao limite da lotação da sala. Inscrições previas através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Anualmente a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã apresenta produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo que se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como primeiras obras de promissores realizadores oriundos destes países. Os filmes estarão legendados em português.
9 de fevereiro – “De Olhos nos Olhos – Uma História do Cinema Alemão”, de Michael Althen & Hans-Helmut Prinzler (Alemanha, 2008, ‘106m)
Este não é mais um documentário sobre a história do cinema, mas antes um filme sobre o amor pelo cinema, uma viagem de descoberta através de 100 anos de filmes realizados na Alemanha ou uma viagem pela história do cinema alemão. Dez pessoas ligadas ao cinema (Michael Ballhaus, Doris Dörrie, Andreas Dresen, Dominik Graf, Wolfgang Kohlhaase, Caroline Link, Christian Petzold, Tom Tykwer, Wim Wenders e Hanns Zischler) recordam os seus filmes favoritos de sempre. As dez declarações de amor são aprofundadas por cinco filmes especiais: Berlim no cinema; O cinema no nacional-socialismo, O cinema na RDA, Uma viagem filmada pela Alemanha. E questiona: o que é alemão no cinema alemão? Por fim, são feitos seis filmes temáticos: Os olhos dos homens, Os olhares das mulheres, Beijos, Gritos, Fumar, Telefonar – todos eles retirados da História do cinema alemão.
10 de fevereiro – “Nico”, de Eline Gehring (Alemanha, 2021, ‘79m). Com Sara Fazilat, Sara Klimoska, Javeh Asefdjah, Andreas Marquardt e Brigitte Kramer
Nico, uma segura e alegre rapariga meia persa meia alemã, desfruta o verão de Berlim até ser vítima de ataque racista. De repente, a sua despreocupada vida quotidiana fica alterada. Nico percebe que a sua situação não é tão evidente como pensou. Assombrada por flashbacks do terrível ataque, Nico retira-se cada vez mais para dentro de si. Ela sente que as coisas não podem continuar assim e pede ajuda a Andy, um campeão de karaté. Com ele, inicia um duro programa de treino que a deve ajudar a canalizar a sua raiva e a descobrir uma nova força em si. No entanto, perde ao mesmo tempo o contacto consigo mesma e com a antiga vida. Quando Nico acaba por conhecer Ronny, uma mulher macedónia, desenvolvem uma forte ligação que leva Nico a repensar o caminho escolhido.
11 de fevereiro – “Commitment Phobia”, de Helena Hufnagel (Alemanha, 2021, ’84m). Com Frederick Lau, Luise Heyer e Henriette Confurius
Tim tem um "problema" como a maioria dos solteiros da sua geração: é supostamente incapaz de ter relações. Mas ele só usa esse estatuto para justificar o seu estilo de vida. Após os primeiros encontros, deixa de contactar as interessadas e prefere passar para uma outra mulher, que esperamos que também se pareça com a sua foto de perfil. Mas quando se apaixona pela sua própria imagem feminina espelhada, a Ghost (“fantasma”), vê-se subitamente num outro lado do inferno dos relacionamentos. Embora Tim ainda pense que está a ser extremamente inteligente com os seus avanços, já foi apanhado pela teias da Ghost. Mas a Ghost não tem qualquer desejo de se relacionar com um Tim romântico.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito nos parques da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) e Anel Verde para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção dos parques, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.