CONCERTO DE LEITURA: “O HOMEM QUE SÓ QUERIA SER TÓSSAN”, com Miguel Gouveia
4 de fevereiro | 21h00 (próxima sessão 20/05)
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 60m
Class. etária: M12
Participação gratuita, mas sujeita ao limite da lotação da sala. Inscrições previas através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
O que é um concerto de leitura? Uma das várias crónicas de Rubem Alves sobre a leitura termina desta forma: “Há concertos de música. Por que não concertos de leitura? Imagino uma situação impensável: um adolescente prepara-se para sair com a namorada, e a mãe pergunta: "Aonde é que vais?". E ele responde: "Vou a um concerto de leitura. Hoje, no teatro, vai ser lido o conto “A terceira margem do rio”, do Guimarães Rosa. Por que é que tu e o pai não vêm?". E então, pai e mãe, envergonhados, desligam a televisão e preparam-se para sair…”
Em tudo parecido a um concerto de música, no concerto de leitura apenas muda a natureza da partitura. O restante mantém-se: a apresentação de um programa e um solista enquanto canal por onde passa a música dos textos. Mais que um ator, o leitor sonoro é um encenador que partilha com o público uma leitura segundo a sua sensibilidade, pois a leitura em voz alta, ao interpretar obras de arte, pode ser uma arte, mas não é uma ciência. Da mesma forma que uma peça musical é interpretada de forma diferente por dois intérpretes, também o mesmo acontece num concerto de leitura. No entanto, o objetivo principal mantém-se: amplificar a literatura pela voz e fazer ouvir a música dos livros perante um público.
O programa apresentado neste concerto de leitura será integralmente dedicado à obra escrita de Tóssan.
BIOGRAFIA:
Miguel Gouveia nasce tirsense com um par de costelas durienses. Se bem se lembra, é nos últimos anos do liceu que começa a interessar-se pela leitura em voz alta, prática que tem vindo a estudar e a desenvolver ao longo dos anos. Como leitor sonoro, apresenta-se em bibliotecas, escolas, livrarias, associações e festivais com os “Concertos de leitura”, designação emprestada do escritor brasileiro Rubem Alves. Para além da leitura em voz alta, dedica-se a tempo inteiro à edição, tradução e à narração oral. Atualmente é também livreiro na Bruaá / Livraria do Convento, em Coimbra, onde regularmente apresenta as “Leituras sonoras” para adultos.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito nos parques da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) e Anel Verde para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção dos parques, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.