LAGOS WORLD MUSIC FEST
5 a 7 e 12 a 14 de agosto | 21h30
Local: Praça do Infante
Org.: Ibérica Eventos & Espetáculos
Class. Etária: M6
Entrada livre
A música é uma das artes que mais nos une. É sob esse mote que surge o “Lagos World Music Fest”, um festival que visa celebrar a diversidade cultural daquilo que se ouve pelo mundo.
PROGRAMA:
5 agosto | MUHSILWAN (Sudão/Marrocos/Guiné Conacri)
Muhsilwan é um trio de músicos muçulmanos de raiz afro-árabe e com componentes naturais do continente africano: Muhammad el Bouzidi (Marrocos), Wafir Sheikheldin (Sudão) e Aboubakar Syla (Guiné Conacri). Muhsilwan apresenta um espectáculo assente em temas tradicionais desses 3 países donde são originários, interpretados com instrumentos de enorme beleza visual e sonora.
Muhammad el Bouzidi: voz e guembri
Wafir Sheikheldin: voz, oud árabe e nay
Aboubakar Syla: voz, ngoni, kora e cabaça
6 agosto | KILEMA (Madagáscar)
Kilema é originário da cidade de Toliary situada ao Sudoeste da ilha de Madagáscar. Em 1993 foi viver para Paris, onde alcançou uma projeção internacional na sua carreira artística. Nesse mesmo ano integra o grupo “Justin Vali Trio”, no qual interpreta o Kabosy (bandolina do Madagáscar) e o Katsá. Cenários como o Japão, Nova Zelândia e a participação no mítico Woodstock do ano 1994, para citar apenas alguns, permitiram dar a conhecer as tradições e cultura da Grande Ilha “Madagáscar”, e o seu reconhecimento entre as principais músicas africanas. Em 1997 Kilema cria a banda que adota o seu nome. Depois de vários espetáculos em França, Itália, Japão, Alemanha e Espanha, Kilema apresenta em Maio de 1999 o seu primeiro disco, intitulado Ka Malisa. Desde então, Kilema participou em inúmeros eventos relacionados com a World Music: Enmas Festival (Milão), Festival Espantapitas (Almeria), Intermusic (Parla), Etnimálaga (Málaga), ETNOSUR (Jaén), Semana da World Music (San Marino), Festival Womad de Las Palmas, Rainforest Festival (Malásia).
Kilema: marovany, katsá e voz
Telesphore Ernest: katsá, melódica e coros
Pedro Delgado: baixo e bambu
7 agosto | SON DE CUBA & CIA. (Cuba)
Este grupo desenvolveu uma importante linha de investigação, resgatando os velhos arquivos da música cubana e compositores como Ignacio Piñero, Paquito Portela, Miguel Matamoros, entre outros. A garancha, o bolero e el son adquiriram com Son de Cuba uma renovada vitalidade mas também um respeito quase místico pela genuína sonoridade musical. Son de Cuba & Cia. propõe uma música cubana contemporânea, incisiva, quente, original e bailável. Um repertório musical mais abrangente que engloba diferentes ritmos latinos, entre os quais: a salsa a guaracha, o bolero, o chachacha, o afro son e el son.
Joel: voz e maracas
Leo Cabezas: tres cubano e coros
José Alberto: trompeta e coros
Luis Castillo: percussões
Jesus Berrio: baixo
12 agosto | BANDA ATLÂNTICA (Angola)
Este grupo está liderado pelo reconhecido cantor e músico africano Zé Manel Martins. As suas raízes à música angolana estão bem presentes na sua música que ao longo de mais 40 anos tem interpretado. Nas suas composições reflete influências da lusofonia, onde para além de intérprete é muitas vezes compositor. Participou no Festival da Canção em 2001, como autor e compositor de dois temas: Choro No Fado, que foi finalista e Brisas de Luanda e fez parte também do Duo Demo, que as interpretou. Tem editado vários trabalhos discográficos entre os quais Atlântico (2009), Tuga Mwangolé (2013), que inclui o tema Brisas de Luanda e também Pautas da Vida (2015), onde comemora os 40 anos de carreira.
Zé Manel Martins: voz e viola
Kim Brandão: baixo
Jorge Carrilho: bateria
13 agosto | LILLY PITTA TRIO (Brasil)
Lilly Pitta é um artista multidisciplinar nascido em Salvador da Bahia. Cantor, percussionista e produtor musical, formado na Escola Federal da Bahia. Participa ativamente nas manifestações musicais e populares do seu país, alcançando sua máxima expressão durante o carnaval, também gravou vários discos acompanhando artistas brasileiros e internacionais como: Alex O'Dogherty , Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Paulinho Boca de Cantor, Antonio Smash, Sr Gañan, Al Dwight, Ricardo Mateus. Tem três trabalhos a solo " Único " 2004 "Mandando Som" 2015 e "Mensajes" gravado em 2021. Lilly Pitta apresenta o espetáculo “Sou Bossa” em formato trio, e conta com a participação de Humberto Lincoln e Mingo da Costa teclado.
Lilly Pitta: voz e percussões
Mingo da Costa: teclado e violão
Humberto Lincoln: baixo
14 agosto | AL-MOURARIA (Portugal)
O fado é por excelência, a canção de Lisboa. Produto de um sentimento próprio, de uma alma que se não se explica mas que se sente, o fado é ainda o produto mais nobre e genuíno da cultura popular portuguesa. O grupo AL-MOURARIA pretende através da voz e da guitarra portuguesa transmitir ao espetador que o fado não é uma música triste, mas sim o resultado de todas as influências que afetaram Portugal, e Lisboa em particular, ao longo de vários séculos. Este quarteto de fado, além de composições próprias interpreta com grande autenticidade temas tradicionais de Portugal. Este projeto musical surgiu em 2002, e desde então, realizou centenas de espetáculos por diferentes países, e editou 5 CD`s e um DVD.
Valentim Filipe: Guitarra portuguesa
Tiago Matias: viola
Victor Bruno: contrabaixo
Teresa Viola: voz