Palestra “ESPIRITUALIDADE NA TERCEIRA IDADE” esgotou auditório
O auditório da Câmara Municipal de Lagos teve casa cheia. Uma sala repleta de gente madura que acorreu em peso para assistir à palestra “Espiritualidade na Terceira Idade” e ouvir as sábias palavras de Artur de Jesus, de Ana Margarida Carvalho e do Padre José Luís Borga, figura conhecida do meio televisivo e muito acarinhada pelos portugueses.
Na sessão de abertura, o presidente Hugo Pereira e a vereadora Sara Coelho enquadraram a iniciativa no âmbito do trabalho e do investimento sistemático realizado pelo município em estruturas, serviços e respostas direcionadas às necessidades da população sénior e à promoção do envelhecimento ativo, recordando o papel fundamental desempenhado pelo Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (GAPI), pelo Conselho Municipal Sénior e pelo programa Saúde em Movimento, assim como dos vários serviços envolvidos na programação e dinamização de atividades destinadas a esta faixa etária da população.
Comunicador nato, o Padre José Luís Borga arrebatou o auditório, deixando - entre uma canção que marcou a meninice dos presentes, a constante interação com a plateia e muito humor - mensagens de profundo significado humanista, que transcendem o domínio religioso, por se afigurarem válidas como referenciais para a vida de todos nós, crentes e não-crentes. Na sua intervenção recordou o pensamento do Papa Francisco sobre o lugar das crianças, dos velhos e dos mais desfavorecidos no mundo, questionando o rumo que o mesmo está a tomar quando se descartam os mais frágeis.
Nesta sua presença em Lagos, o Padre José Luís Borga partilhou, ainda, as suas reflexões sobre a família, sobre a importância de os mais velhos transmitirem a sua sabedoria aos mais novos, nomeadamente aos netos, sobre a confusão e a diferença entre “felicidade” e “facilidade” e sobre a espiritualidade como a capacidade de estarmos felizes, connosco e com os outros.
A evolução do pensamento filosófico e científico e a sua convivência e articulação com as dimensões espirituais e religiosas, assim como a importância da consciência de si, do autoconhecimento, da paz interior, do amor e do respeito por nós próprios e pelos outros, do impacto que as nossas ações – positivas ou negativas – têm nos outros e do sentido de comunidade, foram mensagens igualmente deixadas por Artur de Jesus (historiador e técnico superior da Câmara Municipal de Lagos) e Ana Margarida Carvalho (Terapeuta Holística), cujas comunicações complementaram e enriqueceram os ângulos de abordagem desta conferência, subordinada ao tema da Espiritualidade na Terceira Idade.
No ar ficou a promessa, dada pelo presidente da Câmara, de renovar o convite ao sacerdote José Luís Borga, que é também um popular vocalista de música cristã e autor de literatura infantil, para uma futura visita a Lagos, quiçá para um espetáculo dos seus conhecidos temas musicais ou para a apresentação de algum dos seus livros editados.

