Estão abertas inscrições para o programa “Saúde em Movimento”
Sessão de abertura, a realizar amanhã, dia 2 de outubro, marca o arranque da época 2025/2026.
Trata-se da 23.ª edição do “Saúde em Movimento”, um programa que desenvolve estilos de vida saudáveis e promove o envelhecimento ativo da população, residente em Lagos, com idade superior a 40 anos.
Num concelho com um índice de envelhecimento(1) na ordem dos 123,6% - segundo dados do último diagnóstico social realizado -, o Saúde em Movimento prossegue a sua missão de combater a perda das capacidades funcionais inerente ao acumular de anos de vida. A receita em que se apoia este programa é simples: prática de atividade física regular e moderada, a que acrescem atividades como caminhadas ao ar livre, convívios, eventos de cultura e lazer e sessões de educação para a saúde.
Este ano, o foco das atividades está centrado, uma vez mais, na Saúde Mental, quer dos participantes, quer dos próprios técnicos que dinamizam o projeto.
As atividades regulares de ginástica têm lugar nos locais habituais, estando presentes em todos os principais aglomerados urbanos do concelho, designadamente na cidade, no Chinicato, Portelas, Sargaçal, Odiáxere, Bensafrim, Barão de São João, Luz, Espiche e Almádena. As classes de ginástica terão, pela primeira vez, a integração de utentes institucionalizados do NECI e da Casa de Santo Amaro, iniciativa que visa tornar o projeto mais inclusivo. O programa inclui, ainda, a vertente dos exercícios aquáticos e de treino específico de força e equilíbrio, na Piscina Municipal e no Estádio Municipal, o projeto “ArticuLar”, destinado aos utentes institucionalizados da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, e o “Diabetes em Movimento”, da responsabilidade da Direção-Geral de Saúde e dirigido a pessoas com diabetes tipo II, cujas sessões irão decorrer no pavilhão do CASLAS, mediante inscrição no Centro de Saúde, junto dos enfermeiros e médicos de família.
Esta 23.ª edição só é possível com um conjunto de parcerias e a colaboração - para além das entidades já mencionadas - dos técnicos dos clubes desportivos que dinamizam as atividades, das associações do concelho que cedem as suas instalações físicas, das juntas de freguesia que apoiam as atividades e da Fundação Portuguesa de Cardiologia que se associa ao projeto.
Mais informações sobre a época 2025/2026 serão transmitidas amanhã, a partir das 10h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, onde se realiza a sessão de abertura da 23.ª edição do Saúde em Movimento.
Para quem estiver interessado em participar pela primeira vez neste programa e não consiga assistir à sessão de abertura, é importante saber que pode manifestar esse interesse, deixando o respetivo contacto na receção da Câmara Municipal ou do Espaço Jovem. Os serviços darão seguimento, agendando a entrevista de avaliação que permite prescrever, isto é, indicar o tipo de atividade recomendada, considerando os objetivos e a condição específica de saúde dos utentes.
Para quem estiver interessado em participar pela primeira vez neste programa e não consiga assistir à sessão de abertura, é importante saber que pode manifestar esse interesse, deixando o respetivo contacto na receção da Câmara Municipal ou do Espaço Jovem. Os serviços darão seguimento, agendando a entrevista de avaliação que permite prescrever, isto é, indicar o tipo de atividade recomendada, considerando os objetivos e a condição específica de saúde dos utentes.
Consulte aqui o calendário de atividades da 23.ª edição do programa Saúde em Movimento.
(1) O índice de envelhecimento expressa a relação entre a população idosa e a população jovem, sendo definida como o quociente entre o n.º de pessoas com 65 ou mais anos e o n.º de pessoas com idade inferior a 15 anos (Fonte: Instituto Nacional de Estatística).

