II JORNADAS DO CONSUMIDOR PROMOVERAM LITERACIA DIGITAL E DIREITOS DOS CONSUMIDORES EM LAGOS
No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o CIAC de Lagos (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor), em colaboração com o CIMAAL (Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve), realizou no Auditório da Câmara Municipal de Lagos, no passado dia 17 de março, as II Jornadas do Consumidor, tendo em vista o debate de questões essenciais relacionadas com os direitos dos consumidores, o comércio eletrónico e os perigos da internet e das redes sociais.
Esta iniciativa materializou-se através de duas sessões [uma destinada ao público em geral e outra destinada aos trabalhadores do município], a qual contou com a presença de público em geral, de três turmas do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e trabalhadores do município, perfazendo um total de cerca de 100 participantes.
Com um público atento e participativo, a sessão contou com a presença dos juristas Miguel Sengo da Costa e Sónia Fernandes, do CIMAAL que esclareceram dúvidas e partilharam informação sobre práticas seguras no comércio online, os principais direitos dos consumidores e os riscos associados ao uso das redes sociais.
O evento destacou a importância de um consumo informado e responsável, alertando para fraudes digitais e incentivando a adoção de boas práticas no ambiente digital. Durante as jornadas, os participantes tiveram ainda a oportunidade de colocar questões e partilhar experiências, tornando o debate dinâmico e enriquecedor.
Com mais esta iniciativa, o Município de Lagos reafirma o seu compromisso com a proteção dos consumidores, promovendo ações de sensibilização que contribuem para uma sociedade mais informada e preparada para os desafios do consumo na era digital.