Chegada da primavera celebrada com semanas dedicadas à árvore e à água
O início da primavera está anunciado para o próximo dia 20 de março, assinalando a chegada de temperaturas mais amenas e a estação do ano em que a natureza exibe todo o seu esplendor. Em Lagos, este período é, também, marcado pelas comemorações do Dia Mundial da Árvore e do Dia Mundial da Água que se assinalam, respetivamente a 21 e a 22 de março.
Com o slogan “Proteger uma árvore é proteger a vida”, a Câmara de Lagos inicia hoje a Semana Verde, durante a qual alunos das escolas do concelho e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lagos são convidados a participar em mais uma campanha de plantação. Ao todo, 51 turmas e cerca de 1 100 alunos de vários níveis de ensino público, particular e cooperativo - acompanhados por seniores, sapadores florestais de Lagos e voluntários - irão ter oportunidade de plantar uma árvore e contribuir para tornar o território mais arborizado.
Dada a coincidência com o Dia Mundial da Poesia, o desafio lançado apela igualmente à veia criativa da comunidade escolar e da comunidade sénior, que estará espelhada em frases, rimas, desenhos, pinturas e cartazes subordinados às temáticas das duas efemérides, expostos nas escolas e no Mercado Municipal de Santo Amaro.
Integradas no programa da Semana Verde estão, também, as visitas guiadas à Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura, no âmbito do projeto “À Descoberta dos Polinizadores", desenvolvido em parceria com a Associação A ROCHA.
No Edifício Paços do Concelho séc. XXI e nas Juntas de Freguesia – parceiras nestas iniciativas - serão oferecidos brindes ecológicos com mensagens de sensibilização sobre a importância das árvores, das plantas e do respeito pela Natureza.
A comemoração do Dia Mundial da Árvore marca o encerramento da Semana Verde, numa sessão de música e poesia que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 21 de março, pelas 10h00, no Parque da Cidade, com a presença do executivo municipal e outras entidades, da comunidade escolar e dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lagos. Antes, pelas 9h30, será hasteada na Escola de Santa Maria, a Bandeira Verde atribuída a este estabelecimento de ensino no âmbito do programa Eco Escolas desenvolvido no ano letivo 2023/2024.
O Dia Mundial da Água (22 de março) será assinalado por um conjunto de iniciativas agregadas em torno da Semana da Água, que se prolonga até dia 28, com a campanha “H2O – à descoberta do Valor da Água” a percorrer as escolas do 1º ciclo do ensino público e o Centro Ciência Viva de Lagos a dinamizar Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) dedicadas à temática ambiental.
A Semana Verde integra a candidatura do município ao programa Bandeira Azul, que tem como temática, em 2025, o “Restauro da Natureza”, enquadrando-se, igualmente, no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6, 11, 13, 15, e 17).