
Os festejos de Carnaval em Lagos têm um programa variado, para fazer as delícias de miúdos e graúdos.
Os desfiles são um dos momentos muito aguardados desta época festiva. Assim, a Avenida dos Descobrimentos enche-se de graça e alegria, e tem como protagonistas as crianças dos Jardins-de-infância e Escolas do Ensino Básico do concelho. A imaginação e criatividade dos pequenos alunos e seus educadores é posta à prova num grande desfile carnavalesco, numa iniciativa da autarquia que procura aliar a diversão e brincadeira às actividades pedagógicas e curriculares desenvolvidas durante o ano lectivo.
Diversas colectividades do concelho organizam outros desfiles carnavalescos, destacando-se Odiáxere e Chinicato, nos quais estão presentes muitos carros alegóricos e foliões que enchem as ruas de música e cor.
Os Bailes de Carnaval constituem outra das tradições que resiste ao passar dos anos e à alteração dos costumes. Em alguns locais do concelho e para muitos munícipes o Carnaval continua a ser vivido e comemorado ao jeito de outros tempos, quando a “mascarinha” era condição obrigatória para se ter acesso aos Bailes que se realizavam nas diversas sociedades recreativas. Hoje em dia, mantém-se o gosto e o interesse pela animação dos Bailes do Carnaval, que algumas colectividades e instituições do concelho teimam em não deixar desaparecer.