FOLHA DE COUVE TV – O SEU JORNAL RURAL
16 de janeiro - 26 de junho (domingos) | 17h00
Local: Centro Cultural de Barão de São João
Org.: Per-Versus – Grupo de Teatro com o apoio da CM Lagos, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos
Duração: 90m
Class. Etária: M12
Reservas através do telefone 282 688 026
Com estreia a 16 de janeiro de 2022, o novo projeto de teatro do grupo de teatro Per-Versus apresenta em Lagos, até junho, o projeto “Folha de Couve TV – O seu jornal rural”, uma parceria do Centro Cultural de Barão de São João que conta com o apoio da Camara Municipal de Lagos, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos. A iniciativa terá lugar todos os domingos, até junho de 2022, no Centro Cultural de Barão de São João.
Este grupo de teatro reinventou-se e volta às grandes produções de palco com um novo elenco e um novo projeto. O trabalho de palco já não é apenas o seu único desafio, passou a criar conteúdos digitais e uma produção voltada para o cinema, desafiando assim um universo até então desconhecido.
O projeto surge como chamada de atenção para lembrar que, numa altura onde as questões da informação e democracia eram fundamentais em tempos pré-pandémicos e que, pouco tempo depois, numa situação de pandemia COVID-19, todos os estilos de jornalismo e/ou informação ganharam uma outra importância e registo na vida de todos nós. No fundo, com a humanidade confinada em casa, a expressão “televisão janela para o mundo” transformou-se num olhar mais fiel à realidade e a tudo aquilo que, durante mais de um ano, fomos confrontados, nomeadamente através de conteúdos agressivos dos telejornais que, com tanta avidez por notícias e pelas audiências, o verdadeiro jornalismo acabou por expor demasiados acontecimentos e demasiadas verdades sem perceberem que a verdade (ou a falta dela) em demasia leva a uma total desinformação e cegueira. Criam-se, assim, pessoas a viver no seu próprio “mundo” sem saberem o que acontece no bairro, vila ou cidade onde vivem, focados apenas nos outros de fora e no mundo que a televisão lhes vende.
O “Folha da couve TV” surge numa altura em que a cultura, mais propriamente o teatro, está demasiado fragilizada e cujos orçamentos são reduzidos ou nulos devido à inexistência de atuações em salas de espetáculo. Dessa forma, a solução para apresentarmos conteúdos humorísticos passa pela ideia de fazer televisão, ou teatro gravado. Tendo como ideia principal a de criar um canal rural, a intenção é criar conteúdos informativos bizarros, acontecimentos extravagantes e exageradamente cómicos que acontecem no dia-a-dia dos cidadãos. Nesse sentido, o jornalismo idealizado para o “Folha da Couve TV” serve para transformar o banal numa grande história e numa extraordinária e peculiar notícia, sempre com um ar aspirante a grande emissora internacional.
“Folha da couve TV – O seu jornal rural” é feito no povo e para o povo com gente real. Assim, esta produção do grupo de tetro Per-Versus, vem, uma vez mais, mostrar que a imaginação para a comédia é o seu registo habitual e que nem uma pandemia lhe tira o sentido de humor, transformando pequenos vilarejos em mais uma grande produção.