Mais uma nova escola a funcionar no concelho de Lagos. Ano lectivo na Escola EB1 + JI de Santa Maria arranca hoje.

2007-9-17

O Executivo Municipal de Lagos inaugurou hoje, pelas 10h30, a mais recente escola a funcionar no concelho de Lagos – EB1+JI de Santa Maria - , aproveitando para assinalar o arranque do novo ano lectivo e dar as boas vindas a alunos, professores, auxiliares de educação e toda a comunidade educativa.

 

Na ocasião estiveram presentes a Governadora Civil do Distrito de Faro, o Director Regional da Educação, os Conselhos Executivos dos dois agrupamentos verticais de Lagos, autarcas locais, bem como os representantes das empresas de arquitectura e engenharia (Arquitrónica e Proconsultores), e a firma construtora (SanJose Constructora), a par de outras entidades igualmente envolvidas e convidadas.

Inauguração da Escola de Sta Maria

O Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, aproveitou a ocasião para dar as boas vindas a toda a comunidade escolar e educativa, afirmando que este “é um dos dias mais importantes para o concelho e para mim, como presidente”, uma vez que, como o autarca referiu, a inauguração de obras que digam respeito a escolas, no âmbito do reordenamento escolar do concelho, “são sempre obras importantes às quais dedicamos especial atenção e carinho”.
Lembrando que o que se pretende é que todos tenham oportunidade de ter acesso à educação e ao ensino público, referiu que estão reunidas, nesta escola, melhores condições, tanto para os alunos, como para os educadores. Aliás, e brincando com o facto da escola estar bem apetrechada de tudo o que é necessário, esta é, segundo Júlio Barroso, “uma escola que consegue fazer inveja retroactiva a todos os pais que aqui têm os seus filhos a estudar”.

A Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical das Escolas de Lagos, Graça Cabrita fez uma breve intervenção, para mostrar apreço pelo que a autarquia tem vindo a fazer na área escolar. Referiu ainda que “uma nova escola nunca significa só por si uma melhoria da educação, mas é, sem dúvida, um grande passo para contribuir que isso aconteça”. A terminar, deu as boas vindas a todos e deu os parabéns à cidade por ter ganho mais salas de aulas.

Inauguração da Escola de Sta Maria

O Director Regional de Educação, Libório Correia, também deixou umas breves palavras, apenas para lembrar que o dia em que se assinala o arranque do novo ano lectivo “é o dia em que se inicia uma nova etapa nas vidas destas crianças, que começam a tomar contacto com novos conhecimentos e novos desafios e que passam a usufruir desta escola de cinco estrelas, moderna e completa”. O dirigente terminou deixando um “reconhecimento público pelo que se tem vindo a fazer na área da educação no concelho de Lagos. Investir na educação é o caminho mais seguro para o desenvolvimento futuro das pessoas. Este é mais um passo para um futuro cada vez melhor das nossas crianças”.

Recorde-se que estas obras estão integradas no Plano de Requalificação/Reordenamento da Rede Escolar do Concelho, acordado entre a Direcção Regional de Educação do Algarve e a Câmara Municipal de Lagos.

A última intervenção foi da Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes, que deixou algumas palavras para dar as boas vindas e os parabéns a todos e lembrar que “tudo isto se deve a este executivo municipal que soube, desde o início, valorizar a educação, por ter a consciência de que é um investimento no futuro”. “Este é mais um passo na qualificação dos algarvios e nos nossos recursos humanos”.

No final da cerimónia, seguiu-se uma visita pelo novo estabelecimento, terminando com a apresentação, a cargo do Arqº. Eduardo Martins, das novas obras de remodelação e requalificação de que vai ser alvo a Escola do Bairro Operário.

 

 

Informação Complementar:

Inauguração da Escola EB1+JI de Santa Maria – 17 de Setembro 2007

Características da nova escola:

Escola EB1+JI de Santa Maria

Área bruta: 2.379,70 m2

Salas: 8 Salas destinadas ao 1.º Ciclo + 4 Salas de Pré-Escolar Público

Outros espaços: Sala Polivalente, Sala de Professores, Sala de Educadores, Refeitório, Biblioteca/Centro de Recursos, Sanitários, Arrumos, 2 áreas de recreio (uma designada por recreio passivo, equipada com brinquedos e horta pedagógica, destinada maioritariamente ao Pré-escolar; outra designada por recreio activo, onde está implantado um campo de jogos), 2 zonas de parqueamento automóvel.

Envolvente: A Escola de Santa Maria está inserida numa malha urbana consolidada, confrontando a Nascente com a Rua da Gafaria e com o Parque da Cidade que se encontra em fase de conclusão. Todo o Complexo está rodeado de zonas verdes de protecção aos edifícios confinantes e possui percursos de circulação pedonal entre as ruas da Gafaria e Dr. Francisco Sá Carneiro.


Valor do Investimento:

a) Projecto: 110.000,00 (+ IVA)
b) Obra: 1.620.950,00 (+ IVA)

Investimento total: 1.730.950,00 (aprox. 1 milhão 800 mil euros)


Projecto: Arquitrónica - Proconsultores
Arquitrónica, Arquitectura e Consultoria, Lda.
Proconsultores, Engenharia e Arquitectura, Lda.
Construção: SANJOSE Constructora


Com a inauguração e entrada em funcionamento desta nova escola  cumpre-se mais uma etapa do Plano de Requalificação e Reordenamento da Rede Escolar do Concelho, acordado entre a Câmara Municipal de Lagos e a Direcção Regional de Educação do Algarve, que tem como objectivo dimensionar e adaptar as escolas às necessidades que nascem das novas necessidades educativas. Recorde-se que, ao abrigo deste Plano, já foram realizadas as seguintes intervenções:

 

• Construção da Escola EB1 + JI da Ameijeira

Escola EB1+JI da Ameijeira

Uma escola concebida de raiz, que veio proporcionar mais dez salas de aula para o 1º Ciclo e quatro para o pré-escolar, um Centro de Recursos (Biblioteca e Mediateca), uma Sala Polivalente, um Recinto Desportivo Coberto, um Recreio, Cozinha e Refeitório.

• Ampliação e Remodelação da Escola EB1 do Chinicato

Escola EB1 do Chinicato

Ampliação da escola com a construção de mais duas salas de aula, uma vez que este estabelecimento de ensino se insere numa área de assinalável crescimento demográfico.

• Ampliação e Remodelação da Escola EB1 de Bensafrim

Escola EB1 de Bensafrim

Ampliação da escola com a construção de mais duas salas de aula.

• Ampliação e Remodelação da Escola EB1 de Odiáxere

Escola EB1 de Odiáxere

As obras contemplaram a construção de um novo edifício equipado com sala polivalente, cozinha, refeitório, biblioteca, centro de informática, sala de aula e sala de professores.

• Ampliação e Remodelação da Escola EB1 n.º 3 de Lagos

Escola EB1 nº3 de Lagos

Quase meio milhão de euros, foi quanto se investiu em melhoramentos naquela que é a segunda escola mais populosa do 1.º Ciclo de Lagos. Aí os alunos têm agora ao seu dispor um novo edifício onde funciona a cozinha, o refeitório, a biblioteca e o centro de informática.

A etapa que se segue é a Ampliação e Remodelação da EB1 nº1 de Lagos (Escola “do Bairro Operário”), actualmente em fase de projecto.

Escola EB1 nº1 de Lagos

Este equipamento virá a contar com maiores Zonas de Recreio (com equipamento infantil, de apoio e mobiliário); uma área para actividades ao ar livre e jogos vários; canteiros para a prática de horticultura e jardinagem e espaços verdes vocacionados para actividades de educação ambiental e recreativa.
Para além de 9 salas de aulas, a Escola contará com refeitórios, uma Sala Polivalente, uma Biblioteca e um Gabinete Médico.

Até 2009, e a completar o ciclo de intervenção no parque escolar, estão previstas as seguintes intervenções:

- Melhoramentos na EB1 de Barão de São João
- Construção da nova Escola EB1 da Luz, que irá substituir as escolas actualmente em funcionamento naquela freguesia (EB1 da Luz + EB1 de Almádena + EB1+JI de Espiche). Às instalações a desactivar como escolas do 1º ciclo, será dada nova utilidade, passando estas a funcionar para o pré-escolar público.