Festival dos Descobrimentos promove regresso a Lagos de “El Rei D. Sebastião”

2013-4-4

Entre os dias 26 de abril e 05 de maio, Lagos convida os visitantes a regressar ao século XVI e ao período que marca a passagem de El-Rei D. Sebastião por Lagos e pelo Algarve. A entrada régia, a saudação e leitura da carta de elevação de Lagos a cidade, assim como a partida da armada e o ambiente das tropas em presença no campo de batalha de Alcácer Quibir, serão alguns dos temas a explorar ao longo do Festival.

 

Festival dos Descobrimentos promove regresso a Lagos de “El Rei D. Sebastião”

A sétima edição do Festival dos Descobrimentos, dedicada ao tema “El-Rei D. Sebastião: De Lagos a Alcácer Quibir”, pretende dar a conhecer este período da história e a figura marcante de D. Sebastião, El-Rei de Portugal e dos Algarves, recordando o importante papel do município na aventura dos descobrimentos portugueses e em todo o processo de evolução económica, social e cultural, em consequência da derrota em Alcácer Quibir e que culminou com a perda da independência e soberania, que só viria a ser reconquistada em 1640. A chegada e a passagem de El-Rei D. Sebastião por Lagos, entre 1573 e 1578, assim como a preparação e o ambiente das tropas em presença no campo de batalha de Alcácer Quibir, serão alguns dos temas a explorar ao longo do Festival, que terá igualmente em conta as consequências para Portugal deste empreendimento militar.

Este evento, que se desenrolará maioritariamente na Praça do Infante / Jardim da Constituição, para além de recreações temáticas e muita animação, conta com a realização de Cortejos Históricos, que pretendem retratar a chegada de El-Rei a Lagos e a Despedida da Armada, na partida para Alcácer Quibir, com centenas de figurantes (voluntários de escolas e outras instituições do concelho) em representação das classes sociais da época (clero, nobreza, burguesia e povo). A recriação histórica deste período de El Rei D. Sebastião, patente igualmente nas várias exposições e palestras programadas para os equipamentos culturais municipais, assim como a realização de uma Feira Quinhentista, entre os dias 26 e 28 de abril, permitirá aos participantes e aos visitantes mergulhar nesta época dos descobrimentos e sentir os cheiros, sabores, e adquirir os produtos em exposição nas diversas tendas instaladas no recinto. O programa contempla igualmente a realização de um Roteiro Gastronómico Quinhentista, em parceria com os restaurantes da cidade, que será recheado de sabores e ingredientes trazidos pelos portugueses, de paragens distantes e exóticas, hoje, profusamente enraizados nos nossos hábitos alimentares.

Refira-se, a propósito, que para além das associações, coletividades e a participação direta dos agrupamentos escolares de Lagos, esta edição do Festival conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, colaboração esta baseada num Acordo de Cooperação assinado no final do ano passado entre a autarquia e as seis juntas. O seu principal objetivo é o desenvolvimento de ações, projetos e programas municipais, sob a direção, supervisão e operacionalização logística da Câmara Municipal, designadamente de âmbito cultural e socioeconómico, uma vez que a autarquia entende que a realização de eventos municipais que marcam presença regular na programação cultural regional e nacional, como é o caso do Festival dos Descobrimentos, embora em moldes mais simples e com orçamento mais modesto, contribuem para o reforço da identidade, notoriedade e atratividade do Município.

 

PROGRAMA - VII FESTIVAL dos DESCOBRIMENTOS

PÓLOS de ANIMAÇÃO
Centro Cultural de Lagos
Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas
Forte Ponta da Bandeira
Mercado de Escravos
Praça do Infante e Jardim da Constituição
Praça Gil Eanes e envolvente


EXPOSIÇÕES

De 26 a 28 de abril
O Corpo Escravo
No corpo-objeto cada sentido ocupa um lugar estanque: audição, olfato, paladar, visão e tato não se relacionando entre si, limitando a perceção efetiva da realidade que o enforma. Não existe uma relação vivencial do sujeito com o seu mundo e a chave de todo o desenho existencial consubstancia-se numa sobrevivência espontânea.
Essa mercadoria biológica é vivida por um mundo que se indisponibiliza com o seu ser subjetivo tornando-o num corpo de Descobrimentos onde a Glória e a Satisfação dessa aquisição negam a existência do alimento que as impulsiona. Ossos, Pele, Olhos e Vísceras manifestam-se materialmente face às expectativas da necessidade de um Mercado. Como fragmentos sociais, montam-se e desmontam-se, tornam-se matéria-prima e matéria acabada, recicla-se e automatiza-se, troca-se e vende-se perdendo as mais inatas ligações dos Sentidos Humanos
”. Petra Pinto
Local: Forte Ponta da Bandeira
Companhia de Teatro Viv´arte – Laboratório de Recriação Histórica


De 26 de abril a 26 de julho
Réplicas (miniaturas) de Embarcações da Época dos Descobrimentos de Ruben Pacheco
Conjunto de réplicas de embarcações associadas aos Descobrimentos Portugueses da autoria de Ruben Pacheco. Residente em Lagos há mais de 30 anos, este marceneiro de profissão, dedica os seus tempos às artes construindo várias réplicas de embarcações.
Local: Centro Cultural de Lagos (Sala de Exposições n.º 1)


“Africana” - Exposição de Pintura de Neusa Negrão
Na temática e na abordagem a África, os trabalhos de Neusa Negrão interligam a multidisciplinaridade das vivências culturais e o encontro de civilizações que os Portugueses fomentaram no século XVI.
Local: Centro Cultural de Lagos (Sala de Exposições n.º 1)


Exposição de Miniaturas de Trajes da Época dos Descobrimentos de Corine Ferreira
A partir de moldes e tecidos-padrão utilizados na confeção de indumentárias para os diversos Cortejos Históricos realizados nos vários Festivais dos Descobrimentos, a costureira Corine Ferreira brinda-nos com um conjunto de miniaturas de trajes da época Quinhentista, reconstituindo muita da indumentária usada por nobres e cortesãos das cortes europeias contemporâneas dos reis e rainhas portugueses.
Local: Museu Municipal Dr. José Formosinho


De 03 de maio a 29 de junho
“Entre Sombras e Dizeres" – Alcácer Quibir e a Identidade Portuguesa
Exposição bibliográfica e imagética
A Batalha de Alcácer Quibir, a guerra e todas as guerras. O que ficou da Batalha dos Três Reis? A devastação humana, o caos, o vazio. A universalidade da dor.D. Sebastião e Alcácer Quibir: qual o impacto desta associação? Que marcas deixou, qual o seu significado?
A presente exposição ilustra alguns dos movimentos reflexivos e interpretativos sobre a História e a Ideia de Portugal que foram sendo construídos pelas elites intelectuais e políticas, bem como pelos comportamentos do povo português ao longo dos tempos.
No dia 03, a exposição é inaugurada pelas 21h00, com a oferta de um Lagos de Honra aos presentes, e a participação especial do TEL – Teatro Experimental de Lagos e de Henrique Guerra, ao que se seguirá a Conferência “Alcácer Quibir e a Identidade Portuguesa”, por João Torres Centeno.
Local: Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas



FEIRA QUINHENTISTA | Dias 26, 27 e 28 de abril
Momento que recua na história e ao tempo dos Descobrimentos portugueses, a Feira é o espaço privilegiado do ambiente quinhentista, onde se poderá imaginar e sentir como seriam as vivências dessa época e a importância de Lagos no então Reino do Algarve e de Portugal.

Dias 26 e 27 | 15h00 às 23h00
Dia 28 | 15h00 às 22h00
Local: Praça do Infante, Jardim da Constituição e ruas envolventes.

Tenda da “Beneficentia”
(do latim beneficentia; ato de fazer bem; prática da caridade; filantropia)
Recolha de bens alimentares e produtos de higiene. É a vertente solidária da Feira Quinhentista, dando assim expressão e continuidade a uma prática assistencialista que remonta ao período medieval, então desenvolvida pelas ordens religiosas, pelas confrarias e outras instituições da época.

Prática usual na Idade Média, a caridade está associada à pobreza, aos desafortunados. O termo “pobreza, tem a sua origem no latim “paupertas e pauper”, significando pobreza e pobre.
De acordo com o dominicano Giordano de Rivalto a pobreza era tida por como caminho para a salvação, salientando que “(…) A pobreza é um mal necessário, uma dupla ocasião de salvação para o pobre através da paciência e para o rico através da esmola”(…) .Mais tarde, um outro dominicano, Taddeo Dini rompe essa concepção, colocando os pobres como seres ativos, cujas queixas Deus ouve como pessoas com direito a justiça e a um salário pago honestamente.

Os bens e produtos recolhidos nesta tenda serão entregues às instituições de solidariedade social que, na área do concelho, desenvolvem atividades de apoio alimentar em parceria com o Município.
Bens de Higiene (champô, gel de banho, sabonete, pasta de dentes, desodorizante, fraldas, pensos higiénicos, papel higiénico, detergente para roupa, detergente para casa)
Bens Alimentares (leite, cereais, bolachas, enlatados, feijão e grão seco, etc.)


CORTEJOS e ANIMAÇÃO HISTÓRICA | Dias 26, 27 e 28 de abril

Sexta-feira, dia 26 – “Pela graça de Deus, El-Rei D. Sebastião”
14h30 - 16h30 | Cortejo “Pela Graça de Deus, El-Rei D. Sebastião!”
Ponto de Encontro: Mercado do Levante

16h30 | Animação histórica “Saudação e Leitura da Carta de Elevação a Cidade”
Local: Jardim da Constituição

17h00 | A Vida do Acampamento no Forte Ponta da Bandeira. Arregimentação de homens de armas junto ao Forte. Breves treinos nas lides bélicas.
Local: Forte Ponta da Bandeira


Sábado, dia 27 – “A Partida”
15h00 - 16h30 | Cortejo “Despedida da Armada” e Animação histórica “A Partida”
Local de Encontro: Praça Gil Eanes

20h30 | Assalto ao Forte
Local: Forte Ponta da Bandeira


Domingo, dia 28 - “A Alma não é pequena”
15h00 | A Batalha dos Três Reis - Alcácer Quibir
Local: Cais da Solaria

17h00 - 18h00 | Animação Histórica “Das lamentações…”
Local: Jardim da Constituição

21h00 | Leilão de Escravos
Local: Junto ao Mercado de Escravos



ESPETÁCULOS e ANIMAÇÃO de RUA | Dias 26, 27 e 28 de abril

Taberna Medieval e Tenda do TEL*
Local: Jardim da Constituição

A Taberna Medieval é um espaço de animação e encenações com músicos, bailarinas, marinheiros, taberneiros, vendedores, prostitutas, piratas, saltimbancos, bobos e figuras do povo. Na tenda, a cartomante lê o futuro nas cartas de Tarot.
(*) Associação do Teatro Experimental de Lagos (TEL)


Encenações

Dia 26
17h00 | Quem viu o Rei?
19h00 | Saltimbancos
20h00 | Tosta Mista – BOBO
21h00 | Os Piratas
21h30 | Bailarinas Gauazi
22h00 | Jogos e rixas


Dia 27
17h00 | Batalha de Alcácer Quibir
18h00 | Histórias (Tenda)
19h00 | Tosta Mista – BOBO
20h00 | Danças tradicionais
20h30 | Saltimbancos
21h00 | Os Piratas
21h30 | Bailarinas Gauazi
22h00 | Jogos e rixas


Dia 28
18h00 | Contadores de Histórias (Tenda)
19h00 | Saltimbancos
20h00 | Os Piratas
20h30 | Jogos e rixas
21h30 | Tosta Mista – BOBO


Demonstração do Grupo de Arqueiros e Besteiros do Algarve
Animação de rua pelos alunos do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e da Escola E.B. 2,3 das Naus
Local: Praça do Infante/ Jardim da Constituição

Espetáculos de Música e Dança
Local: Praça do Infante/ Jardim da Constituição (Palco)

Dia 26 - “Pela graça de Deus, El-Rei D. Sebastião”
17h00 | NECI
17h30 | Danças (Escola Secundária Gil Eanes)
18h00 | Pausa (Missa na Igreja de Santa Maria)
19h00 | Santa Casa da Misericórdia
19h30 | Academia de Música de Lagos - "Duo Clássico"
22h00 | Espetáculo com Eduardo Ramos e bailarina


Dia 27 – “A partida”
16h30 | Colégio Luz S. Gonçalo
17h00 | Escola Internacional Vale Verde
17h30 | Associação de Dança de Lagos
18h00 | Pausa (Missa na Igreja de Santa Maria)
19h00 | Danças Medievais (Centro de Estudos de Lagos – Universidade Sénior)
22h00 | Grupo “Sognali di Tagatam”


Dia 28 – “A Alma não é pequena”
15h00 | Grupo Sete Mares (animação itinerante)
16h00 | Danças Medievais (Centro de Estudos de Lagos – Universidade Sénior)
16h30 |Associação de Dança Ibérica
18h00 | Pausa (Missa na Igreja de Santa Maria)
19h15 | Concerto pela Associação do Grupo Coral de Lagos | Local: Igreja de Stª. Maria
20h00 | Demonstração da prática de Esgrima Histórica – Sala de Esgrima histórica de Lagos
20h30 | Grupo Sete Mares (animação itinerante)

 

TERTÚLIA | Dia 30 de abril – 21h30
O Desejado: Dois dedos de conversa entre cafés…
Tema: “D. Sebastião: o homem, o contexto e a estética”
Local: Cafetaria do Centro Cultural de Lagos

A temática versa a figura de D. Sebastião, penúltimo rei da 2ª Dinastia Portuguesa, bem como a imagem que dele se construiu, e se constrói, conforme as cambiantes de análise.
O intuito é o discorrer, informal e casualmente, ao longo de um serão, sobre a figura - o homem e o mito - e desconstruir discursos feitos.

Uma das abordagens centra-se sobre o homem, no seu tempo. A educação de D. Sebastião, os seus ideais e pré-conceitos, bem como o contexto social e político em que se insere, no Portugal Quinhentista e no Magrebe.
A outra centra-se na apropriação da imagem de D. Sebastião pela arte, quer com o mito do Sebastianismo, quer nas interpretações contemporâneas, de rutura com a imagem pré-estabelecida deste mito, como é o caso paradigmático da Estátua de D. Sebastião, da autoria de João Cutileiro, que se encontra em Lagos.

Participantes convidados:
José Luís Porfírio | Maria Augusta Lima Cruz | Roberto Miquelino | Valdemar Coutinho



ROTEIRO GASTRONÓMICO | De 26 de abril a 05 de maio
Descubra os pratos típicos da alimentação tradicional europeia à época dos Descobrimentos, confecionados com ingredientes oriundos dos quatro cantos do mundo.
Os restaurantes participantes estão identificados com sinalética alusiva ao Festival / Roteiro Gastronómico.

ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES:

Restaurante D. Sebastião
Rua 25 de Abril, n.º 20 | Telefone: 282 780 480

Ementa:
Entrada – Sopa de Lentilhas c/ Cominhos
Prato de Peixe – Camarão pequeno à Crioula
Prato Carne – Caçarola de Carnes c/ Especiarias
Prato Vegetariano / Outro – Beringelas gratinadas
Sobremesa – Maça Assada com Canela e Porto
Preço médio p/ pessoa – 19€
 

Restaurante Os Arcos
Rua 25 de Abril, n.º 30-32 | Telefone: 282 763 210

Ementa:
Entrada – Sopa Creme de Legumes / Ananás com presunto
Prato de Peixe – Cataplana de Peixes c/ molho branco
Prato Carne – Bife à Café
Prato Vegetariano / Outro – Canelones recheados c/ Legumes
Sobremesa – Torta de Laranja c/ alfarroba; Delícia Algarvia c/ figo, amêndoa e gila
Preço médio p/ pessoa – 17,50€
 

Restaurante dos Artistas
Rua Cândido dos Reis, n.º 68 | Telefone: 282 460 733

Ementa:
Entrada – Filetes de sardinha marinados, servidos em salada de beterraba e molho de salsa
Prato de Peixe – Bacalhau escalfado em anis e laranja, servido com puré de cenoura e bolinhos de milho e coentros
Prato Carne – Frango “à passarinho” em puré de maça e acompanhado de arroz de açafrão
Prato Vegetariano / Outro – Funcho recheado com farinha de mandioca e tâmaras, acompanhado de ragout de ervilhas e chili
Sobremesa – Gelado caseiro de laranja e baunilha, com figos secos marinados em vinho do porto e amêndoas crocantes
Preço médio p/ pessoa – 26,50€
Promoções / Ofertas – Menu 3 pratos – 26,50€ / Menu 2 pratos – 21,50€


Restaurante Império do Mar
Morada: Rua Silva Lopes, n.º 25 | Telefone: 282 183 812

Ementa:
Entrada – Creme de cenoura com gengibre
Prato de Peixe – Caril de Camarão com arroz
Prato Carne – Frango com molho de caril e manga
Prato Vegetariano / Outro – Tortelini ao mangericão
Sobremesa – Torta de Ananás; Bolo de Ananás
Preço médio p/ pessoa – 18€


Restaurante Inevitável (Hotel Vila Galé Lagos)
Hotel Vila Galé – Meia Praia | Telefone: 282 771 400

Ementa:
Entrada – Legumes e presunto grelhados, perfumados com chá verde
Prato de Peixe – Bacalhau na Cataplana com Batata Doce, caril e amêndoas torradas
Prato Carne – Tornedó de novilho com chocolate e rosti de girassol
Prato Vegetariano / Outro – Ratatouille com manteiga de amendoim
Sobremesa – Semifrio de maracujá em creme de papaia e crocante de baunilha
Preço médio p/ pessoa – 59,50€


Restaurante Piri-Piri
Rua Lima Leitão, n.º15 | Telefone: 282 763 803/ 912 180 845

Ementa:
Entrada – Filetes de Sardinha; Sopa de Peixe
Prato de Peixe – Peixe alimado à algarvia com batata doce
Prato Carne – Frango do campo com caril
Prato Vegetariano / Outro – Esparguete com cogumelos, tomate e feijão
Sobremesa – Maça assada com pau de canela
Preço médio p/ pessoa – 17,50€
Promoções / Ofertas – Café; medronho; aguardente de figo


Restaurante Páteo Velho (Hotel Tivoli Lagos)
Rua António Crisógono dos Santos | Telefone: 282 790 070

Ementa:
Entrada – Gambas com Alho à Oriente; Sopa de Peixe à Brasileira
Prato de Peixe – Bacalhau na Brasa
Prato Carne – Entrecosto de Porco servido com Chutney de Manga e batata doce frita
Prato Vegetariano / Outro – Espetada “Saboko” de Camarão Braseado, Aromas de Coco
Sobremesa – Delícia de Canela; Pudim de Noz; Salada de Frutas Tropicais com Licor de Maracujá; Ananás fresco com gelado de baunilha
Preço médio p/ pessoa – 25€
Promoções / Ofertas – 1 digestivo e 1 café p/pessoa mediante reserva (minímo 2/pessoas)


Restaurante O Cantinho Algarvio
Rua Afonso de Almeida, n.º 17-21 | Telefone: 282 761 289

Ementa:
Entrada – Sopa à Alentejana
Prato de Peixe – Ensopado de Peixe à Antiga c/ papas no caldo
Prato Carne – Frango com amendoim
Sobremesa – Doce de Figo
Preço médio p/ pessoa – 15€

Restaurante Reis
Rua António Barbosa Viana, n.º 21 | Telefone: 282 762 900

Ementa:
Entrada – Polvo Albardado
Prato de Peixe – Bacalhau Seco de molho com broa de milho
Prato Carne – Piques de carne de porco fritos com papas do caldo da couve
Sobremesa – Bolinhos de amêndoa
Preço médio p/ pessoa – 13,50€

Restaurante Way Point
Marina de Lagos | Telefone: 282 790 600

Ementa:
Entrada – Trio de queijo de cabra com especiarias
Prato de Peixe – Tainha em Caril tailandês com duo de purés de funcho e pimenta
Prato Carne – Magret de Pato em lacado asiático com puré de abóbora e alfarroba e molho de baunilha
Prato Vegetariano / Outro – Risoto em chá de jasmim com puré de ervilhas e espargos verdes salteados em gengibre e chili
Sobremesa – Salada de fruta em calda de gengibre com sorvete de lima-limão
Preço médio p/ pessoa – 25€ (Para 3 pratos – entrada, prato principal e sobremesa)


Cervejaria 2 Irmãos
Praça Infante D. Henrique, n.º 5 e 6 | Telefone: 282 989 100

Ementa:
Entrada – Camarões d´África
Prato de Peixe – Polvo com Batata Doce
Prato Carne – Porco com Feijão
Sobremesa – Doce de Banana
Preço médio p/ pessoa – 20€


Restaurante O Palato
Rua Marreiros Neto, n.º 47 | Telefone: 282 183 954

Ementa:
Entrada – Xerém com Berbigão
Prato Carne – Frango com Amendoim
Prato Vegetariano / Outro – Tripas à Moda do Porto
Sobremesa – Doce de Cenoura e Requeijão
Preço médio p/ pessoa – 12€
Promoções / Ofertas – Digestivo da casa

 

Organização:
Câmara Municipal de Lagos
Junta de Freguesia de S. Sebastião / Junta de Freguesia de Santa Maria / Junta de Freguesia de Odiáxere / Junta de Freguesia de Bensafrim / Junta de Freguesia da Luz
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas / Agrupamento de Escolas Gil Eanes

Apoios e Entidades Participantes:
Academia de Música de Lagos
Andebol Clube Costa Doiro
Associação Animais De Rua
Associação Dança Ibérica
Associação de Dança De Lagos
Associação de Teatro Experimental de Lagos
Associação de Pais Júlio Dantas
Associação do Grupo Coral de Lagos
Cantinho Solidário Odiáxere
Casa do Benfica em Lagos
Centro Assistência Social Lucinda Anino dos Santos
Centro de Estudos de Lagos – Universidade Sénior
Centro Hospitalar Barlavento Algarvio - Unidade Hospitalar de Lagos
Clube Andebol Gil Eanes
Companhia de Teatro Viv´Arte
Colégio de São Gonçalo
Escola Internacional Vale Verde
Externato Torraltinha
Grupo de Amigos Do Chinicato
Grupo de Arqueiros e Besteiros Do Algarve
Grupo Desportivo de Odiáxere
Grupo de Teatro O Teatro Da Caverna - ESMGT (Portimão)
Hotel Tivoli Lagos
Infantário O Bambino
JCT28 Adventure Cruises
Liga dos Amigos do Hospital de Lagos
Messe Militar de Lagos
Ministério da Defesa Nacional/Direção De História E Cultura Militar
NECI – Núcleo de Educação da Criança Inadaptada
Rancho Folclórico Etnográfico de Odiáxere
Roller Lagos Clube Patinagem
Santa Casa da Misericórdia De Lagos
Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio
Sport Lagos e Benfica
União Atlético Clube de Lagos